Reforma do Metano com Vapor

A demanda de hidrogênio vem apresentando um crescente aumento nos últimos anos, devido à necessidade de se reduzir o teor de enxofre nos combustíveis, tornando-se a produção de hidrogênio um item de grande relevância, tanto do ponto de vista econômico como social, estando relacionado à qualidade de vida da população.

A reforma de metano com vapor é altamente endotérmica (H=+49,6 kcal/mol), tornando-se necessária a realização de reações a elevadas temperaturas. Estas condições de reação levam à desativação do catalisador, devido à deposição de carbono em sua superfície.

O processo de reforma catalítica a vapor de hidrocarbonetos, descoberto em 1924, é o principal processo industrial de produção de hidrogênio, matériaprima fundamental das refinarias (unidades de hidrotratamento e hidrocraqueamento) e indústrias  etroquímicas (produção de metanol, metanol a gasolina, amônia e sínteses de  idrocarbonetos via processos de  Fischer-Tropsch.

Os catalisadores comerciais são a base de níquel suportado em Ca) são normalmente introduzidos nas formulações dos catalisadores para aumentar a estabilidade á-alumina. Metais alcalinos terrosos (Mg e Ca) são normalmente introduzidos nas formulações dos catalisadores para aumentar a estabilidade.

Translate »