Reação de deslocamento gás-água (WGSR)

O gás hidrogênio possui grande relevância no cenário industrial, sendo empregado em diversos processos industriais como: síntese de amônia, hidrocraqueamento de petróleo nas refinarias, na indústria alimentícia para hidrogenação de gorduras.

A reação de deslocamento gás-água, do inglês water gas shift reaction (WGSR), é um processo chave nos processos químicos industriais que requerem hidrogênio e consiste na reação catalítica entre o monóxido de carbono (CO) e vapor de água (H2O). Esta reação permite aprimorar a aplicação do gás de síntese pela maximização do H2 em sua composição.

Industrialmente a WGSR tem sido realizada em duas etapas, uma em altas temperaturas denominada high temperature shift (HTS) que ocorre entre 300 – 450°C e outra em temperaturas mais brandas, low temperature shift (LTS), na faixa de 200 – 250°C. Opera-se desse modo para que seja possível obter altas conversões.

Em temperaturas mais elevadas comumente se utiliza catalisadores de óxidos de ferro e cromo, podendo ainda ser adicionados substâncias promotoras e estabilizantes como, por exemplo, óxidos de magnésio, alumínio e zinco. Já em baixas temperaturas são utilizados os catalisadores de óxidos de cobre e zinco, tendo os óxidos como estabilizadores e alumina para promover maior dispersão.

Translate »